domingo, 5 de maio de 2019

Atualização de abril

Vou voltar com a tentativa de posts para controle das minhas finanças, tenho feito o controle em off.

Em 2018 foi um ano de muito trabalho, cursos e poucos investimentos. Com isso acabei deixando o blog meio de lado e toquei outros projetos. Agora em 2019, no mês de abril, as águas acalmaram em meu trabalho e voltarei a escrever aqui no blog. O plano é 1 post por mês com as atualizações financeiras. (Como é difícil manter um blog atualizado).

Por conta de uma obra na minha casa (iniciada em 2018 e finalizada em 2019) fiz aportes mensais de valores pequenos em TD e RE, também comprei 4 ações só para manter o motor aquecido. Planejei os gastos da obra e gastei quase o dobro do planejado (acho q meu planejamento foi mal feito ou então eu dobrei a meta!). O dinheiro que seria para os aportes, foi para obra. Ainda bem que essa obra acabou.


Minha felicidade no fim da obra!
                                                             
Mesmo com pouco dinheiro, mantive o investimento com o valor q sobrava, acredito que é importante manter o hábito de economizar e investir, mesmo que seja com um valor bem reduzido.

Agora vamos para os valores.
Vou começar pelo doloroso, os gastos de abril.

GASTOS FIXOS:
TOTAL = 1.438,25

GASTOS VARIÁVEIS:
TOTAL =1.893,90
Esse mês tive um imprevisto com meu cachorro, o que e me demandou um gasto de quase 700,00 reais a mais essa conta entrou no variável. Apareceu um problema de pele e tive que fazer diversos exames usar alguns medicamentos e ir em algumas consultas com o Dr. Ainda bem agora está melhorando e parece que em maio não terei mais gastos com medicamentos, exames e consultas.


mto ruim ver o cachorrinho doente!
Como vou voltar com tudo para os investimentos em abril. Colocarei os custos de alguns produtos que comprei parcelado no cartão e resolvi liquidar tudo de uma vez.  Todas as compras que fiz no cartão foram parceladas sem juros (ilusão comprar pelo cartão, vou parar com isso! pensei q estava no controle, mas quando vi já era... gastei com o que precisei e com o que não precisei, fiz foi merda viu! Tinha parcela até para abril de 2020).
Ultima compra parcelada do ano, ufa...


O valor da minha RE ficou acima do planejado em 2018, fruto do meus poucos aportes no ano. Mesmo com o controle financeiro que faço, não me sinto mto bem em ter que pagar algo só no ano de 2020 uma vez que posso pagar agora, essas contas futuras é uma coisa q me incomoda. Mesmo com dinheiro para paga-las. Com adiantamento das parcelas os gastos com o cartão foram de:
TOTAL =4.243,89

Pronto agora dei um fim no mês de abril. Com a minha obra findada , os gastos extra controlados, voltarei com minhas economias, estudos e o melhor: Aportes Mensais.
OBS: Na casa, ainda falta falta algumas coisas para arrumar, só que vou fazer por conta, sem contratar pedreiro)

Contudo o somatório os gastos de abril ficaram em:
TOTAL DE GASTOS = 7.676,04

Ao com os gastos fechados agora vem os investimentos de abril

Os aportes foram mínimos, uma merreca... e tudo no TD, para não ficar sem aporte nenhum no mês.
TOTAL DE APORTES = 600,00 divididos em:
- 350,00 = NTNB PRINC 2045
- 150,00 = NTNB PRINC 2035
- 100,00 = NTNB PRINC 2024 


Agora o melhor:
Vamos aos planos de investimentos para de 2019 a partir de maio:

Esse plano é infalível, hehehehehe...
Após reunião com minha mente, fica definido que:

- Vou economizar ao máximo possível, sem comprometer os gastos com o cachorro e a minha saúde.
Não pretendo comprar ações esse ano, pois estou com poucos FII na carteira e pretendo aumentar os FII esse ano, talvez compre 1 ou 2 por mês.


- Manter compra de TD com aportes em IPCA 24, 35 e 45. Talvez essa insistência minha em tesouro direto seja algo de conforto mental e redução de risco. Acredito que quando vier a queda da bolsa, minha posição no tesouro vai ajudar a não entrar em desespero e sair vivo das ondas do mar revolto.
 
- Comprar criptomoedas, quero ter 1% em criptomoedas (queria mesmo bitcoin, mas com 20k fica complicado) vou diversificar em pelo menos 4 cripto.

- Por fim vou aumentar mina RE pretendo ficar com 25k de RE.

Desses 4 tópicos levantados, acho q o mais difícil de concretizar será as compras de criptomoedas, devido meu pouco entendimento do tema, o que será preciso de estudo para um bom entendimento.
 
Plano finalizado, agora é só colocar em prática
Começaremos em maio. Antes da chegada do inverno!

Vou publicação os gráficos de investimentos sem detalhar:





Nenhum comentário:

Postar um comentário